O Descobrimento do Brasil e o Início da Dependência Externa

A descoberta do Brasil foi uma iniciativa expansionista de países do velho mundo, em especial da Espanha e de Portugal, que detinham significativo poder econômico por volta do ano 1500.

O Motivo da Empreitada Era a Expansão Territorial

O infante Dom Henrique desenvolveu os planos de Portugal na famosa Escola de Sagres. A partir de lá, Portugal expandiu seus domínios, primeiro na África e depois na América com o descobrimento do Brasil, que fora primeiramente chamado de Ilha de Vera Cruz.

MORAL DA HISTÓRIA (Segundo meu ponto de vista)

Para crescer, Portugal e Espanha tinham como opções tomar territórios de países vizinhos ou partir mar afora em busca de novos territórios ainda desconhecidos. Através da Escola de Sagres, Portugal reuniu à época o que havia de melhor sobre navegação marítima, quer em termos de embarcações quer em termos de tripulação e comando da sua frota, fez um ambicioso plano sob a gestão do Infante Dom Henrique e partiu mar adentro em diversas expedições.

No ano de 1500 d.C. na expedição sob o comando de Pedro Álvares Cabral, reza a história que houve uma calmaria em mar aberto, no meio do Oceano Atlântico e as correntes marítimas ajudaram a arrastar toda a frota para cá e assim o Brasil foi descoberto.

Nossa terra já era habitada pelos índios, com área de domínio de cada tribo autônoma sendo estabelecida na base do arco e da flecha, da lança, da borduna e do tacape, mas a partir de 1500 iniciou-se um período sob novo comando e assim surgiu a nossa PRIMEIRA DEPENDÊNCIA EXTERNA, inicialmente de Portugal.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Comentários:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments